Mercado

Energia solar pode tornar-se na fonte mais barata da Terra

06/01/2017 - 15:40, Global Report

Em 2025, a energia solar custará, globalmente, menos do que o carvão. Desde 2009, o preço caiu 62%.

Por Paulo Narigão Reis 

No espaço de uma década, o sol poderá tornar-se na fonte de energia mais barata do planeta, estima a Bloomberg, ultrapassando o carvão.

Segundo a agência de informação económica e financeira, o preço da energia solar já é menor do que o carvão em algumas partes do mundo, e a tendência é que, daqui a dez anos, seja a opção mais económica globalmente.

Em 2016, países do Chile aos Emirados Árabes Unidos bateram verdadeiros recordes ao conseguir gerar electricidade a partir da energia solar a menos de 3 cêntimos de dólar por kilowatt/hora, metade do preço médio global do carvão. Este ano, chega a vez de nações como Arábia Saudita, Jordânia e México se lançarem em força na opção solar, estando planeados vários negócios destinados a baixar ainda mais o preço.

Desde 2009, o preço da energia solar caiu 62% graças à redução de custos na generalidade da cadeia de abastecimento, o que ajudou cortar os prémios de risco nos empréstimos bancários, tornando assim possível que a produção continue a atingir níveis recorde. Segundo a Bloomberg New Energy Finance, em 2025 o preço da energia solar será, globalmente, mais baixo do que o carvão.

Saiba mais, nesta nova edição do Jornal Mercado, já nas bancas. 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.