Mercado

Ford ouve Trump e cancela investimento no México

05/01/2017 - 13:33, Global Report

Trump pediu que se desviassem investimentos do México para os EUA, e a Ford ouviu.

Por Ana Margarida Pinheiro*

O grupo Ford decidiu cancelar o investimento de 1,6 mil milhões USD no México e, antes, melhorar as instalações nos Estados Unidos. O cancelamento foi anunciado depois de Donald Trump ter pressionado os grandes grupos norte-americanos para que repatriem as suas fábricas, em particular os investimentos no México.

Com o cancelamento da nova fábrica, a Ford desvia investimento para os Estados Unidos onde prevê, nos próximos quatro anos, aplicar 700 milhões USD na fábrica que já tem no Michigan. O objectivo é poder apostar nos eléctricos, híbridos e nos veículos autónomos e criar 700 novos postos de trabalho.

Em Abril, a empresa tinha anunciado um novo investimento de 1,6 mil milhões USD na construção de uma nova fábrica em San Luis Potosi, no México.

Ali, a empresa tinha prevista a construção de pequenos veículos. Agora, a empresa estende a operação do Michigan aos veículos de nova geração e passa para a fábrica que tem em Hermosillo, México, a produção dos Ford Focus, actualmente fabricados nos EUA. A marca prevê levar ao Michigan ainda a criação de outros modelos: em cima da mesa estão novas versões da pickupF-150, Mustang e carros de polícia.

Dinheiro Vivo* 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.