Mercado

Hollywood ajuda PIB do Reino Unido

27/10/2016 - 12:19, Europa, Global Report

A resiliência da economia no terceiro trimestre deverá travar mais cortes de juros por parte do Banco de Inglaterra.

O produto interno bruto (PIB) no Reino Unido cresceu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, acima das estimativas dos economistas e no 15.º trimestre consecutivo de variações positivas em cadeia, avança Jornal de Negócios.

A evolução mostra uma resistência da segunda maior economia europeia aos efeitos do Brexit, sendo que este foi o primeiro trimestre desde a votação dos britânicos para a saída da União Europeia.

A contribuir para a evolução positiva do PIB esteve o sector dos serviços, com um crescimento de 0,8% no terceiro trimestre, o que ajudou a compensar as quebras registadas no sector da construção e na produção industrial.

Diz a Bloomberg que a impulsionar o sector dos serviços esteve o forte crescimento nas receitas de cinema, com destaque para os filmes Jason Bourne e Star Trek.

A agência de notícias salienta também que os economistas estimam que os efeitos do Brexit ainda demorem a ter impacto na economia. As estimativas apontam para um crescimento de 1% no PIB no próximo ano, quando antes do referendo as previsões apontavam para uma expansão de cerca de 2%.

“Existem poucas evidências de um efeito pronunciado em resultado da votação do referendo”, refere o economista do instituto de estatística do Reino Unido.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.