Mercado

Investimento na robótica muda natureza do capitalismo

14/12/2016 - 12:14, Asia, Global Report

O argumento central dos analistas é o de que os empregos nesta indústria de manufacturação estão efectivamente a desaparecer, substituindo-se pessoas por robots.

Por Jornal Económico 

Os analistas da gestora de investimentos Bernstein acreditam que a “era da industrialização está a chegar ao fim”, com robots dispostos a destruir empregos no sector da manufactura segundo divulga o Business Insider.

A revolução industrial aconteceu teve lugar há muitos anos e os empregos na indústria transformadora fazem parte de uma minoria empregadora no Ocidente. No entanto, Bernstein argumenta que a natureza do capitalismo está a atravessar uma mudança fundamental.

Os analistas Michael W. Parker e Alberto Moel afirmam que as duas novas tendências prendem-se com a ascensão da robótica e a modernização da economia chinesa.

“A automatização está a tornar a actividade de fabrico mais barata e menos intensiva em termos de mão-de-obra. A desigualdade salarial nos mercados em desenvolvimento vai aumentar quando para se trabalhar tiver de se competir com outros sindicalizados”.

O argumento central dos analistas é o de que os empregos nesta indústria de manufacturação estão efectivamente a desaparecer, substituindo-se pessoas por robots.

A China lidera o caminho mas a tendência é global, o que significa que promessas como as de Donald Trump relativas a trazer as indústrias ultramarinas de volta para os EUA, podem não ser tão vantajosas para os trabalhadores como se pensavam.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.