Mercado

Líderes decidem não assistir funeral de Fidel Castro

30/11/2016 - 11:24, Global Report

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que não participará, acrescentando no entanto que enviará um representante.

Por Jornal Económico 

Fidel Castro foi uma importante figura da política internacional durante mais de 50 anos mas a sua liderança em Cuba dividiu as opiniões, e os líderes de todo o mundo tiveram que decidir se queriam ou não assistir ao funeral do revolucionário.

A lista dos que querem prestar respeito a Castro em pessoa parece ser muito curta, com alguns aliados a optar por enviar representantes no lugar, segundo a BBC News.

Mesmo a China, um parceiro chave para Cuba, ainda não confirmou a presença do presidente Xi Jingping.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse que não participará, acrescentando no entanto que enviará um representante.

Pouco surpreendente é a decisão do presidente Barack Obama de permanecer longe da comemoração. Apesar das medidas que Obama tomou para fixar as relações EUA-Cuba, Castro continua a ser uma figura divisiva. Ainda não está esclarecido se os americanos irão enviar alguém.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, o presidente de França, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, estão todos afastados do funeral do ex-ditador. No entanto, enviarão representantes do governo.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, cujo falecido pai Pierre era amigo de Castro, foi um dos poucos líderes ocidentais a divulgar uma mensagem de condolências após a morte do líder, mas não estará presente.

Apesar da sua estreita amizade, o presidente vietnamita Tran Dai Quang também não estará presente, enviando a presidente da Assembleia Nacional Nguyen Thi Kim Nga em seu lugar. O país vai no entanto realizar um dia nacional de luto por Fidel Castro.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi – que prestou homenagem a um líder mundial “icónico” na semana passada, não comparecerá.

Kim Jung-un da Coreia do Norte também não viajará para Cuba, enviando uma delegação em seu nome.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.