Mercado

Reino Unido vota hoje quem negoceia o Brexit

08/06/2017 - 09:19, Global Report

Eleições antecipadas no Reino Unido vão escolher primeiro-ministro que vai ser responsável por negociar a saída da UE.

Por Cátia Simões

O Reino Unido vai esta quinta-feira às urnas para escolher o próximo primeiro-ministro – uma votação antecipada que tem também o peso da negociação da saída do Reino Unido da União Europeia.

O escolhido, entre a actual primeira-ministra e pró-brexit Theresa May e Jeremy Corbyn, defensor da permanência na União Europeia, será responsável pelos próximos dois anos de negociações dos termos do divórcio, no que se antecipa que será um braço de ferro com a União Europeia.

Theresa May substituiu David Cameron depois do referendo, que surpreendeu pelo voto positivo da saída do Reino Unido. O líder trabalhista Corbyn promete não voltar atrás na decisão dos britânicos mas quer um acordo mais estreito com os países da União. A decisão será fortemente vincada pelos vários atentados terroristas que têm ocorrido em solo britânico. Londres foi alvo de dois no espaço de poucos meses, dois atropelamentos em pontes que provocaram vários mortos e feridos.

Já em Manchester uma bomba rebentou num concerto de Ariana Grande. Dois destes ataques ocorreram no espaço de duas semanas. Theresa May convocou eleições antecipadas para que os britânicos escolhessem quem querem a representá-los, já que ela própria não foi eleita.

Segundo a Reuters, as últimas sondagens dão vantagem ao partido Conservador da actual primeira-ministra, que deverá liderar por cinco a 12 pontos percentuais, o que, a verificar-se, vai reforçar a sua maioria mas não chegará para alcançar os números pretendidos quando as eleições foram convocadas.

Dinheiro Vivo 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.