Mercado

Daan Roosegaarde: O designer que transforma poluição em diamantes

28/10/2016 - 16:20, + Mercado

40% da poluição recolhida através da torre é carbono que, sob elevadas pressões, é transformado em diamantes.

Por Ana Marcela*

Pode parecer algo digno de um filme de ficção científica, mas não é. Há formas de transformar a poluição atmosférica em diamantes. A tecnologia já tinha sido testada no final de 2015 pelo artista chinês Wang Renzheng, que durante 100 dias passeou pela cidade de Pequim com um aspirador nas mãos, para recolher a poluição do ar. Essa poluição foi depois transformada num tijolo, procurando deste modo demonstrar o problema de poluição das cidades chinesas.

Na mesma altura, o designer holandês Daan Roosegaarde e a sua equipa do atelier Studio Roosegaarde estavam a trabalhar numa tecnologia semelhante, basicamente, na criação de um aspirador de poluição gigante.

O resultado é a Smog Free Tower. Mas esta leva o conceito mais longe, já que transforma a poluição recolhida em diamantes. Como? Mais de 40% da poluição recolhida é carbono, que, sob uma elevada pressão, é transformado em diamantes que podem ser vendidos como jóias. A ideia surgiu depois de uma visita de Daan Roosegaarde a Pequim.

A torre, com 7 metros de altura e 3,5 metros de largura, pode limpar por hora até 30 mil metros cúbicos de ar. A máquina funciona com electricidade produzida por energias renováveis e precisa apenas de 1,400 watts para funcionar.

A primeira torre foi instalada na cidade holandesa de Roterdão em Setembro do ano passado, depois de uma campanha no Kickstarter, que obteve 113 153 EUR de 1577 investidores. Mas já chegou à China, noticia a Bloomberg. Apenas uma torre está neste momento em operação, mas à medida que a China olha com cada vez maior atenção para formas de reduzir a poluição, Roosegaarde acredita que várias centenas de torres deverão ser instaladas no país.

“Pode dizer-se que é o maior aspirador de poluição do mundo”, disse Roosegaarde à Bloomberg Television. “A China vai investir biliões e biliões de dólares na guerra contra a poluição”, diz. Em Junho deste ano, um plano apoiado pelo ministro do Ambiente chinês para a criação de um parque livre de poluição foi anunciado. O projecto assenta na torre criada pelo designer holandês e terá o seu arranque neste Outono em Pequim e deverá seguir para outras cinco cidades do gigante asiático.

* Dinheiro Vivo

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.