Mercado

Mário Lourenço

23/02/2016 - 14:54, Entrevistas

Dirige investimentos que variam de telecomunicações à distribuição

É o CEO do grupo Cochan, director-geral da AEMR  Angola Exploração dos Recursos Minerais, Proprietários da Aikus Logística, Lda. Bacharel em Administração de Empresas (B.B.A), pela Oxford Brookes University; possui um MBA em Ciências (MSc), Estratégia Competitiva, pela Reading University, e outro em Administração de Empresas, pela Kingston Businesss School.

Já foi director-geral da Angorecycling, do grupo DT, empresa vocacionada para a compra de sucata ferrosa e não ferrosa para processamento, que visava o consumo interno e exportação. Foi director de Relações Institucionais e Assuntos Corporativos do grupo DT. E director de Comunicações e Relações Exteriores da BP, assim como também foi assistente do presidente da BP Angola e foi funcionário sénior na Total. O grupo Cochan é uma holding com interesses em diversos investimentos em Angola. Dirige investimentos que variam de telecomunicações à distribuição. Os activos do grupo vão desde as telecomunicações ao retalho.

Este é ainda o maior grupo retalhista do País. Aliás, o Grupo Cochan tem um portefólio assinalável e é um dos maiores empregadores do País, mantendo uma aposta forte na diversificação e realização de grandes investimentos, entre os quais se destacam a BIOCOM, a rede de supermercados Kero, detendo ainda uma participação accionista de 50% da DT Group; participação de 15% na Puma Energy, e Unitel, onde detém 25% de participação.

A insígnia de maior visibilidade do grupo, a rede Kero, poderá expandir-se este ano pela SADC, embora ainda não se saiba para que país da região. Para já, o grupo Cochan está apostado em continuar os grandes investimentos no comércio a retalho em Angola, através da Zahara, empresa que gere a rede de hipermercados, cujo valor terá ascendido aos 34 mil milhões Kz (250 milhões USD) em cinco anos de inaugurações, como forma de contribuir para a estruturação da rede comercial nacional. A empregabilidade é outro factor com impacto, a considerar pelos mais de 1500 postos de trabalho criados.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.