Mercado

Kituxi visita história da música angolana no palco da “Axiluanda”

07/06/2017 - 12:41, + Mercado, Life & Arts

A formação que no passado dia 11 de Maio actuou no palco “Axiluanda”, mais uma vez brindará o público da Trienal com temas como “Mu Ilumba”, “Dingongenu dia Mona”,”Ngitabulé”, “Nza Mundelé”.

O Grupo Kituxi, considerado uma das principais referências da Música Tradicional Angolana, volta a participar no projecto da III Trienal de Luanda, que visa promover o resgate da música de raiz. Nesta quinta-feira, 08 de Junho, às 16 horas, Inó Gonçalves(tambor solo), Zé Fininho (dikanza), Raúl Tolingas (tambor baixo), Nando Francisco(mukindu) e Jorge Mulumba (voz principal, hungu e puíta).

A formação que no passado dia 11 de Maio actuou no palco “Axiluanda”, mais uma vez brindará o público da Trienal com temas como “Mu Ilumba”, “Dingongenu dia Mona”,”Ngitabulé”, “Nza Mundelé”, “Santa Maria”, “Amba”, “Nzala” e outros que constam nosdiscos “Nguitambulé” (1984), “Dingongenu” (2001), “Kufikissa” (2009) e “Kene Kimoxi”(2016), respectivamente.

No passado dia 28 de Abril, o músico e compositor Miguel Francisco dos Santos Rodolfo,”Kituxi”, membro e fundador, foi homenageado pela Trienal de Luanda. O grupo é considerado como sendo o mais internacional de Angola, com actuações na Hungria, Zimbabwe, Suécia, Alemanha, Rússia, Jugoslávia, Noruega, Brasil, Bulgária e Portugal.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.