Mercado

Grácia Ferreira expõe “Nguimbi” (Na Banda)

16/12/2016 - 10:29, + Mercado, Life & Arts

A artista plástica apresenta um conjunto de 15 quadros de pintura sobre tela que representam a nossa cultura, o nosso dia-a-dia.

Por André Samuel | Fotografia Njoi Fontes

A artista angolana Grácia Ferreira expõe, desde a semana finda, no espaço Luanda Arte (ELA), em Luanda, um conjunto de obras individuais de pintura intitulado Nguimbi(Na Banda).

A artista plástica apresenta na exposição um conjunto de 15 quadros de pintura sobre tela, sendo uma dupla obra em apenas uma pantalha, que retratam vários aspectos da cultura nacional e do quotidiano angolano. Nascida na província de Luanda em 1973, a artista Grácia Ferreira concluiu o ensino médio em Artes Plásticas defendendo o trabalho final de escultura com o tema Diferença Conceptual entre Estatueta e Estátua.

Mais tarde, integrou o grupo Os Nacionalistas com o objectivo de promover a arte popular angolana, debatendo temas como memória e identidade. Como artista plástica, Grácia Ferreira tem participado em exposições individuais e colectivas, em Portugal, Cabo Verde, Angola e Cuba. Entre 1998 e 2001, foi professora de Educação Visual e Arte Plástica. Em 1998, recebeu uma Menção Honrosa na ENSARTE, e em 2000 recebeu o Prémio Juventude de Escultura ENSARTE. Em 2014, realizou a exposição individual Retrospectiva do In-maginário IIna Galeria Tamar Golan, em Luanda. Em 2015, fez parte do Projecto-Livro A Face da Arte Angolana Contemporânea – 40 Anos de Independência, 40 Obras de 20 Artistas da Fundação Arte e Cultura e Adriano Maia Internacional, Lda. Em 2016, expôs na exposição colectiva Re-Encontros no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda. Esta é a primeira colaboração da artista com o Espaço Luanda Arte (ELA).

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.