Mercado

O power deste relógio: a flor de lótus e o número 8

26/10/2016 - 12:19, + Mercado

Adornada com uma flor de lótus que desdobra as suas pétalas a pedido, a nova versão do relógio Lady 8 Flower incorpora todos os códigos de designda marca.

Por Nilza Rodrigues

O primeiro relógio feminino da Jaquet Droz, o Lady 8, destacou-se de imediato no reino da relojoaria no seu lançamento, em 2013. A sua forma escultural evoca a figura do número 8 – o número tutelar da marca e um símbolo de perfeição intemporal – e, seguindo a grande tradição do naturalismo e das inventivas animações de Pierre Jaquet–Droz (1721-1790), foi reforçada por uma flor automática que adiciona requinte e aumenta a capacidade de deslumbrar do Lady 8.

Em 2016, o Lady 8 Flower prolonga o fabuloso conto de virtuosismo mecânico e ornamental que tem marcado a única e distintiva arte da Jaquet Droz de maravilhar.
Manifesta a mais bela simplicidade nas suas curvas arredondadas e através do seu mostrador inferior trabalhado em madrepérola, ligeiramente convexo. Moldar este mostrador é uma verdadeira proeza, tendo em conta o quão frágil este material é, com os seus efeitos de luz cintilantes, realçados pelos ponteiros meticulosamente trabalhados e por um padrão guilloché em raios de sol neste modelo em ouro branco.

Na Ásia, a flor de lótus simboliza paz e requinte, sendo considerada sagrada nalgumas culturas. Esta flor viva, que abre e fecha com o passar dos dias e das noites, tem fascinado poetas, pintores e botânicos desde tempos imemoráveis.

Aqui, está protegida sob uma cúpula de vidro de safira. Basta simplesmente pressionar o botão às 2 horas, e ela abre-se: as suas seis pétalas douradas – polidas e acetinadas manualmente – desdobram-se para revelar uma giratória safira briolette ou um rubi no coração da flor de lótus, iluminando também as suas pétalas douradas. Depois, delicadamente, fecham-se de novo, para melhor guardarem o seu segredo, herdado das antigas tradições de fabrico de jóias da Jaquet Droz. Este movimento cria um efeito fascinante, tal como quando foram apresentados os primeiros autómatos de Pierre Jaquet-Droz às cortes reais, no século XVIII.

Foi necessária investigação profunda e miniaturização meticulosa, já que dois movimentos separados equipam este relógio. Ambos são completamente visíveis através do verso do relógio, juntamente com uma massa oscilante giratória.

Este ano, o relógio Lady 8 Flower possui uma reserva de marcha de 38 horas e está disponível em ouro branco ou ouro rosa, com cada versão limitada a apenas 8 peças. Um número simbólico, que incorpora nestes novos modelos a raridade do verdadeiro luxo e a inesperada magia de um feito genuíno.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.