Mercado

Rostos & Traços revela talento de Jardel Selele

28/07/2017 - 10:00, + Mercado

O jovem artista inaugurou a sua primeira exposição individual. Na Galeria Tamar Golan.Foram 26 obras e venderam-se 16.

Por Nilza Rodrigues | Fotos Njoi Fontes

Jardel Selele tem 21 anos e um talento inato para a pintura. O jovem apresenta-se na Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, que prossegue, assim, a sua missão de promover jovens talentos nas artes plásticas em Angola, dando a conhecer ao grande público, em exposição individual, mais um jovem artista plástico angolano. Na realidade, a sua primeira exposição individual, que culminou, ainda nesta semana, com um momento único de pintura ao vivo.

Para trás fica um número significativo de participações em exposições colectivas, como na Coopearte, em 2011, 2012 e 2013, na Galeria Celamar, em 2014 as Dinâmicas Juvenil, na UNAP, e as Plasticidades Angolanas (no âmbito da Fenacult), na Tenda Grande da Baía de Luanda, e ainda no 4.º Congresso extraordinário do MPLA, no Centro de Convenções de Talatona. Em 2015 participou na primeira edição da exposição “Unir Jovens”, na UNAP, presença que repetiu em 2016, na segunda edição. Ainda em 2015, marcou presença nas duas primeiras edições da Maratona dos Artistas, em Luanda. Em 2016, foi a vez de mostrar algumas das suas obras na exposição “Mulheres Unidas no Desenvolvimento de Angola”, realizada no Memorial Dr. António Agostinho Neto. Nesse mesmo ano, esteve também na Pintura do Mural do Rocha Pinto, em Luanda, na 3.ª edição da Maratona dos Artistas, realizada no Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda, e na “Expo Angola 41 Anos”, na UNAP.

Um percurso com foco

Natural de Viana, Jardel Selele começou a pintar com o seu irmão mais velho, David Selele. Com apenas 13 anos, decidiu que o seu futuro passaria pela tela, pelo que começou a ter aulas com o artista plástico Evadilson José Ferreira. Em 2010 frequenta o Atelier Celamar, onde convive com artistas conceituados, e dois anos mais ingressa na Escola Média de Artes Plásticas (CEARTE). A aprendizagem e o talento uniram-se.

Jardel Selele é hoje membro da Brigada Jovem de Artistas Plásticos (BJAP), director artístico do projecto Maratona dos Artistas e membro do projecto Caderno de Artes na Escola. Um talento a acompanhar no futuro.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.