Mercado

Vinhos alentejanos dão-se a provar em Luanda

13/03/2018 - 08:44, + Mercado

Comissão Vitivinícola Regional Alentejana promoveu a 11.ª prova em Angola, o maior mercado daquela região portuguesa.

Por Edjaíl dos Santos | Njoi Fontes

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), entidade que certifica e promove os Vinhos do Alentejo, realizou recentemente mais uma prova anual de vinhos em Luanda. Durante o certame foram degustados alguns dos melhores rótulos daquela região de Portugal. Esta iniciativa enquadra-se no plano de promoção externa que a CVRA tem desenvolvido nos últimos anos, sendo Angola um dos países de actuação, sendo que se trata do maior mercado de importação, em valor, dos vinhos do Alentejo com mais de 14 milhões USD de vinhos alentejanos engarrafados importados em 2017.

“O sucesso da nossa prova anual deve-se ao compromisso desta região produtora de vinhos para com o mercado angolano. O consumidor angolano tem tendência a apreciar e a requisitar cada vez mais os vinhos alentejanos, tendo sido registado no último ano um crescimento nas vendas, adianta Tiago Caravana, responsável de marketing da CVRA.

Com oito sub-regiões vitivinícolas (Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo possui cerca de 21 mil hectares de vinha e exporta os seus vinhos para todo o mundo. Em 2017, 84 produtores de vinhos do Alentejo exportaram para Angola cerca de 250 marcas. Os vinhos do Alentejo são exportados para 112 mercados internacionais, tendo a quantidade exportada duplicado nos últimos 10 anos.

Angola, Brasil, Estados Unidos da América, Suíça e França constituem o top 5do ranking dos países importadores dos vinhos alentejanos, representando 57% do valor e 55% da quantidade vendida para os mercados externos.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.