Mercado

Banco Caixa Angola admitido na BODIVA

02/02/2018 - 17:59, Bodiva, Markets

O agente de intermediação Banco Caixa Angola é agora membro de negociação e liquidação nos mercados geridos pela BODIVA.

Por André Samuel

O Banco Caixa Angola foi admitido em Janeiro como membro de negociação e liquidação da Bolsa de Dividas e Valores de Angola, BODIVA, segundo informa a instituição gestora dos mercados de bolsa no boletim diário referente a 31 daquele mês.

Com a entrada deste novo agente de intermediação passa para 16 o numero membro de negociação dos quais apenas 14 são de igual modo membros de liquidação por serem instituições bancarias e estarem no sistema de pagamentos do País.

A negociação nos mercados geridos pela BODIVA deverá ser efectuada através de agentes de intermediação, tais como os membros de negociação, que asseguram, pelo menos, os serviços de recepção e execução de ordens. Assim, é através do membro de negociação que o investidor poderá encaminhar as suas ordens de compra e venda para o mercado.

Por forma a tornar-se membro de negociação, o agente de intermediação deverá preencher os requisitos definidos na Instrução BODIVA Nº 01/15, que regula todo o processo de admissão de membros à BODIVA.

Por sua vez o membro de liquidação é a entidade responsável por proceder à liquidação física e financeira dos negócios realizados nos mercados geridos pela BODIVA. A esta entidade cabe, se for necessário, prover os activos e os recursos financeiros para a boa liquidação das operações efectuadas por si ou por clientes seus.

Por forma a tornar-se membro de liquidação, o agente de intermediação deverá preencher os requisitos definidos na Instrução BODIVA Nº 01/15, que regula todo o processo de admissão de membros à BODIVA.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.