Mercado

BODIVA prevê registar metade da banca até final do ano

13/10/2015 - 10:43, Bodiva, Markets

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) prevê registar este mês dez entidades e até ao final do ano metade dos operadores do sistema financeiro angolano, disse ontem ao Jornal de Angola o presidente do conselho de administração da instituição. António Furtado revelou que a BODIVA já registou seis bancos comercias e está […]

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) prevê registar este mês dez entidades e até ao final do ano metade dos operadores do sistema financeiro angolano, disse ontem ao Jornal de Angola o presidente do conselho de administração da instituição.

António Furtado revelou que a BODIVA já registou seis bancos comercias e está a apreciar o registo do Poupança e Crédito (BPC) e Keve, além de duas sociedades de correctores de valores mobiliários.

Os bancos Angolano de Investimento (BAI), Fomento Angola (BFA), Millenium Angola  (BMA), Standard Bank e Internacional de Negócios (BNI) já estão registados na Bolsa. António Furtado referiu que a BODIVA transaccionou até 30 de Setembro 54 mil milhões de kwanzas em Bilhetes do Tesouro, movimentando um montante superior ao registado até finais de Julho, 22 mil milhões de kwanzas.

O presidente do conselho de administração da BODIVA declarou que maioria dos bancos integrantes têm uma participação activa nas transacções, “o que é notável” em instituições como o  BFA, BMA, BNI e BAI. António Furtado disse que outros bancos também detentores de títulos “certamente estão à espera dos primeiros sinais positivos para integrarem o sistema”, de forma “a  comercializarem os valores mobiliários e os títulos de tesouro que têm em carteira”.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.