Mercado

BODIVA responde a FAQ

31/01/2017 - 11:43, Bodiva

Consulte o resumo da lista das perguntas mais frequentes de pessoas que querem saber um pouco mais sobre o mercado.

Por André  Samuel 

andre.samuel@mediarumo.co.ao 

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola disponibiliza na web page da instituição respostas relativas às frequently asked questions, FAQ, no âmbito do programa de literacia financeira, com o objectivo de aprimorar o conhecimento de potenciais investidores.

Abaixo elenca-se um resumo da lista das perguntas mais frequentes das pessoas que querem saber um pouco mais sobre o mercado.

O que são valores mobiliários?

O conceito de valores mobiliários varia atendendo aos dados que cada sistema jurídico oferece. O código dos Valores Mobiliários de Angola define um conjunto de valores mobiliários, tais como: (i) as acções, (ii) as obrigações, (iii) as unidades de participação em organismos de investimento colectivo, (iv) os direitos destacados, e outros.

O que é o Mercado de Valores Mobiliários?

O Mercado de Valores Mobiliários é um sistema organizado e estruturado que permite a captação de recursos financeiros (poupança) dos aforradores com intuito de financiamento de projectos em carteiras a longo prazo.

O mercado de capitais permite o fluxo de capitais excedentários para os agentes deficitários, com a finalidade de investimento produtivo, cria condições de incentivo à formação da poupança e direcciona-a para as melhores alternativas existentes.

Qual é a diferença entre a BODIVA e a CMC?

Ambas são entidades que actuam no mercado de valores mobiliários, no entanto, desempenham papéis diversos. Enquanto a Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) tem como objectivo a operacionalização e gestão de mercados regulamentados de valores mobiliários e derivados, a Comissão do Mercados de Capitais (CMC) tem como missão a regulação, a supervisão, a fiscalização e a promoção do mercado regulamentado de valores mobiliários e das actividades que envolvam todos os agentes que nele intervenham, directa ou indirectamente, nos termos do Decreto Presidencial n.º 54/13, de 6 de Junho (Estatuto Orgânico da CMC).

Que garantias dá a Bolsa de Valores aos investidores?

A Bolsa de Valores é uma entidade que dispõe de um conjunto de mecanismos, tais como regulamentos, instruções, etc., que conferem transparência nas transacções de valores mobiliários e/ou títulos. Além do mais, as Bolsas de Valores dispõem de fundos de garantia, com a finalidade de proteger os investidores contra prejuízos resultantes de uma actuação inadequada de administradores, empregados, agentes de sociedades corretoras e distribuidoras ou outras entidades envolvidas.

Quais são as vantagens em investir na bolsa?

No caso das obrigações, pode usufruir de taxas de juro mais atractivas do que as oferecidas pelas instituições bancárias, logo, se optar por colocar a sua poupança a prazo, através da compra de obrigações, terá maiores ganhos.

No caso das acções, é uma forma mais acessível de fazer parte do capital de uma empresa e poderá ser compensado pela compra das acções dessa empresa através da distribuição de dividendos.

Que tipo de instrumentos, posso negociar na BODIVA?

Neste momento, a BODIVA disponibiliza a possibilidade de negociar obrigações do Tesouro, isto é, títulos de dívida emitidos pelo Estado angolano. A breve prazo, poderá ainda transaccionar obrigações corporativas (emitidas pelas empresas), acções, unidades de participação de fundos de investimento e mais tarde instrumentos derivados.

Como posso aceder aos mercados BODIVA?

Por forma a beneficiar das oportunidades de negócio que os mercados BODIVA oferecem, deverá contactar um agente de intermediação e solicitar a abertura de conta. Será através deste que poderá aceder à plataforma de negociação da BODIVA e transmitir as suas intenções de compra/venda.

Investidor da bolsa significa o mesmo que comprador da bolsa?

Não. O investidor é aquele que executa operações na bolsa, independentemente da sua posição (comprador ou vendedor). Não existem compradores nem vendedores da bolsa, mas, sim, compradores e vendedores de um determinado instrumento financeiro negociado na bolsa.

Quais os riscos associados à negociação de instrumentos financeiros?

São vários os riscos associados aos instrumentos financeiros, entretanto, destacam-se os seguintes:
Risco de mercado: relacionado com as oscilações no preço do investimento escolhido;

Risco de crédito: relacionado com a probabilidade de um título financeiro não ser pago (risco de incumprimento do tomador do crédito);
Risco de liquidez: advém de situações em que uma entidade interessada em transaccionar um determinado activo não consegue fazê-lo, porque no mercado não existe contraparte disponível a tomar o lado contrário do negócio a um preço razoável (ou a qualquer preço).

O que é e o que faz a Central de Valores Mobiliários?

Entidade especializada no registo, gestão e controlo de valores mobiliários, sejam eles de natureza escritural ou não, exercendo assim o papel de custo diante. Adicionalmente, é responsável pelos serviços de compensação e liquidação dos negócios efectuados na bolsa de valores. Em Angola, este órgão denomina-se Central de Valores de Angola (CEVAMA).

O que é um membro BODIVA?

Qualquer entidade autorizada pela BODIVA a actuar como agente de negociação e/ou a proceder às liquidações das respectivas operações realizadas nos mercados geridos pela BODIVA.

Dentro da categoria de membros BODIVA existe:

Membro Associado: Agente de intermediação, ou outra entidade legalmente autorizado, que negoceie nos mercados geridos pela BODIVA, unicamente para a carteira própria;

Membro de Liquidação: Agente de intermediação legalmente autorizado a proceder as liquidações físicas e financeiras das operações realizadas nos mercados geridos pela BODIVA; Membro de Negociação: Agente de intermediação legalmente autorizado a prestar, pelo menos, os serviços de recepção e execução de ordens nos mercados regulamentados.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.