Mercado

MBTT transacciona 30,1 milhões USD na primeira semana de operações

28/11/2016 - 11:54, Bodiva, Markets

Apesar da referência em USD, actualmente só poderão ser negociados títulos do Tesouro denominados em moeda nacional.

Por André Samuel 

andre.samuel@mediarumo.co.ao 

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) registou, na primeira semana de operação do Mercado de Bolsa de Títulos de Tesouro (MBTT), 18 negócios num montante aproximado de 5 mil milhões Kz, equivalentes a 30,1 milhões USD, tal como consta do boletim de 15 a 18 de Novembro da BODIVA.

No dia da primeira abertura, o MBTT registou oito negócios no valor de 603 milhões Kz, com os preços a manterem-se estáveis durante o período de negociação. Já o leilão de fecho registou variação de menos 2% em apenas um negócio, ao passo que os demais variaram de forma positiva entre 1,10% e 4,6% face aos preços praticados no fecho anterior.

No segundo dia, os preços baixaram 0,02% nos títulos transaccionados gerando um resultado de 478 milhões Kz. Apesar da redução nos preços, o volume arrecadado foi inferior em 21% ao da abertura oficial do MBTT.

Com apenas um negócio fechado, a bolsa de títulos amealhou 1,1 mil milhões Kz, um aumento de 139% face ao dia anterior. Nesta data assistiu-se a estabilidade dos preços dos produtos da bolsa.

A fechar a semana, o mercado ganhou ritmo com o registo de cinco negócios e um aumento do volume angariado em 151%, para 2,8 mil milhões Kz, equivalente a 16,8 milhões USD. Apesar da referência em USD, actualmente só poderão ser negociados títulos do Tesouro denominados em moeda nacional. Mas há um esforço no sentido de incluir a negociação de títulos de Tesouro em moeda estrangeira, neste caso concreto, a moeda norte-americana (USD).
Outras formas de negociação

Apesar da redução do esforço administrativo, só é possível aceder ao mercado através de um membro BODIVA. Para o investidor colocar ordens, deve contactar a sala de mercados, e esta introduz no sistema. No entanto, o repto foi lançado aos membros de negociação da BODIVA.

para desde já começar-se a encontrar formas mais directas de negociação associadas às novas tecnologias, como o homebanking e o homebrokers ou outro sistema que permita aos investidores a qualquer momento dar ordens, cancelá-las e gerir de forma mais dinâmica a sua presença no mercado. No MBTT serão negociados apenas os títulos do Tesouro, mas apenas os que estão centralizados na CEVAMA. Só poderão ser negociadas no mercado regulamentado emissões iguais ou superiores a 60 milhões Kz.

Através do sitebodiva.ao, qualquer investidor poderá aceder e ter toda a informação sobre os negócios efectuados nesta plataforma.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.