Mercado

Número de operações na BODIVA cai 29% até Abril face ao homólogo

22/05/2017 - 11:30, Bodiva

BODIVA realizou perto de 360 operações nos primeiros quatro meses do ano. Investidores mostram mais interesse em títulos de curta duração.

Por André Samuel 

andre.samuel@mediarumo.co.ao 

O Mercado de Bolsa de Títulos do Tesouro (MBTT), gerido pela Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA), realizou, nos primeiros quatro meses, 358 operações ou negócios, dos quais 289 em ambiente multilateral e 69 em ambiente bilateral, resultando na movimentação de 62 mil milhões Kz, revela o relatório mensal da entidade, referente a Abril. Os negócios no mercado secundário de dívida pública, no período em análise, recuaram 29% em termos homólogos.

Os resultados de Março foram os que mais contribuíram para os valores movimentados nos primeiros quatro meses do ano. Neste mês, o MBTT transaccionou títulos na ordem dos 20,6 mil milhões Kz, superior em 95% ao negociado em Fevereiro. Mas, o quadro inverteu-se no mês seguinte, com uma quebra de 23%. Neste mês, os mercados movimentaram 15,9 mil milhões Kz, mais 43% do que em igual período de 2016.

De acordo com dados da BODIVA, o interesse dos investidores centrouse nos títulos de curta duração, com maturidades de até três anos. De Janeiro a Abril, foram adquiridos títulos nestas maturidades na ordem dos 55,4 mil milhões Kz, ou seja, 89% do total do período.

Valores Mobiliários sob custódia e liquidações

A inauguração do MBTT e o lançamento da Central de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA) desencadearam um processo migração de títulos para a custódia do sistema centralizado da BODIVA.
Este fluxo de valores mobiliários culminou, até à data, na custódia de títulos que representam um património financeiro na ordem dos 1,17 biliões Kz, dos quais 798,9 mil milhões em Obrigações de Tesouro e os restantes 375,3 mil milhões Kz em Bilhetes do Tesouro.

Em termos de liquidações, no primeiro quadrimestre deste ano, as operações de liquidações somaram 73,4 mil milhões Kz.

A operacionalização da CEVAMA

foi um dos pontos mais altos do processo de consolidação da BODIVA enquanto sociedade gestora de mercados regulamentados. A sua entrada em funcionamento, a 15 de Novembro, não só alargou o leque de serviços prestados, como também criou as condições tecnológicas favoráveis à operacionalização do MBTT e ao eventual, surgimento de outros segmentos de mercado, como o de Acções e/ou de unidades de participação de organismos de investimento colectivo.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.