Mercado

Coreia do Norte atira bolsas para pior semana desde Novembro

11/08/2017 - 13:37, Markets

Face ao volume crescente das ameaças entre Washington e Pyongyang, os investidores continuam a refugiar-se em activos mais seguros.

Por Ana Sanlez

Pela quarta sessão consecutiva, o vermelho volta a dominar as bolsas mundiais. O acentuar da tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte continua a empurrar os investidores noutras direcções.

As principais praças europeias preparam-se para ter a pior semana desde o início de Novembro, aquando a eleição de Donald Trump. Ao final da manhã desta sexta-feira, acumulam perdas superiores a 1%. O PSI20 recua 1,15% com todas as cotadas a negociar no vermelho, à excepção do Montepio que não regista oscilações. Nas restantes praças, o cenário é semelhante. Londres perde 1,13% enquanto a praça francesa cai 1,17%. O IBEX espanhol lidera as descidas, com uma queda de 1,41%.

A bolsa alemã escapa às perdas mais pesadas, recuando 0,41%. Em Wall Street, o S&P500 perdeu ontem 1,5%. Leia também: Fundador da Amazon perde 2 mil milhões graças a Trump e Kim Jong Face ao volume crescente das ameaças entre Washington e Pyongyang, os investidores continuam a refugiar-se em activos mais seguros. O ouro negoceia esta sexta-feira no valor mais alto desde 6 de Junho, a 1287 dólares por onça.

Desde o início da semana já valorizou 2,35%. A beneficiar do clima de tensão está também o franco suíço, visto pelos investidores como porto seguro em tempos de incerteza. Há duas semanas a divisa sofreu a maior desvalorização semanal face ao euro desde 2015, mas nos últimos cinco dias registou a maior subida desde Junho do ano passado.

Esta quinta-feira o presidente dos Estados Unidos reforçou as ameaças à Coreia do Norte, depois de no início da semana ter ameaçado Pyongyang com um ataque de “fogo e fúria como o mundo nunca viu”. Ontem, Donald Trump sublinhou que a ameaça “talvez não tenha sido suficientemente dura”.

Dinheiro Vivo 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.