Mercado

Negócios em bolsa em queda desde o início do ano

03/04/2017 - 11:02, Markets

A BODIVA registou uma diminuição de 29%, face a Janeiro, mas, quando comparada a igual período do ano passado, a diminuição estende-se para 68%.

Por André Samuel 

andre.samuel@mediarumo.co.ao 

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) registou durante o mês de Fevereiro a realização de 80 negócios, menos quatro que o mês anterior, correspondentes a 2,7 milhões de títulos negociados. O Mercado apurou que, entre Janeiro e Fevereiro, as quantidades negociadas registadas representaram uma diminuição de 15%, ou seja, menos 492.237 títulos que em Janeiro.

Em Fevereiro, as negociações resultaram na movimentação de um total de 10,5 mil milhões Kz, o que representa, face ao mês anterior, uma diminuição de 29%,mas, quando comparada a igual período do ano passado, a diminuição estende-se para 68%.

Está é a segunda diminuição registada após a queda acentuada 74,83% registada em Janeiro face a Dezembro, na altura justificada pela menor apetência por parte dos investidores para negociarem títulos do Tesouro indexados ao dólar norte-americano num cenário de estabilidade cambial traçado pela política cambial.

Em relação à diminuição de 29% registada em Fevereiro, são desconhecidas as causas, pois até ao momento a BODIVA falhou com o compromisso “de divulgar numa base regular toda a informação relevante sobre as operações realizadas nos mercados sob sua gestão”, como propõe no relatório mensal de Janeiro.
“Neste contexto e considerando que o acesso equitativo a informação de mercado constitui um dos principais pilares da transparência e democraticidade no mercado de valores mobiliários, a BODIVA, no âmbito das suas competências, propõe-se a divulgar, numa base regular, toda a informação relevante sobre as operações realizadas nos mercados sob sua gestão”, lê-se no relatório de Janeiro.

Até ao fecho desta edição, a BODIVA não havia divulgado o relatório mensal das operações realizadas nos mercados sob a sua gestão. O mesmo não acontece com os boletins diários e semanais, neste quesito a instituição tem mantido a fiel divulgação dos dados, embora os referidos documentos não forneçam a ampla perspectiva do mercado que o relatório mensal oferece.

A BODIVA, enquanto Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, desempenha um papel basilar no processo de implementação e promoção do mercado de valores mobiliários no País.

Histórico

As transacções em bolsa acumulam um saldo para os dois meses iniciais do presente ano na ordem dos 25,4 mil milhões Kz.

O montante negociado em Janeiro correspondeu a 14,8 mil milhões Kz, o que representa uma diminuição de 74,83% em relação ao mês anterior e de 55% face ao mês de Janeiro de 2016. Esta diminuição justifica-se pela menor apetência por parte dos investidores para negociarem títulos do Tesouro indexados ao dólar norte-americano num cenário de estabilidade cambial.

Do montante total negociado, 53%, ou seja, 7,8 mil milhões Kz, foi transaccionado em ambiente bilateral, e 47% (6,9 mil milhões Kz), em ambiente multilateral.

Nos dois meses foram realizados 164, sendo que, dos 84 negócios realizados em Janeiro, 78 foram sobre OT e apenas 6 sobre BT, confirmando assim a tendência registada nos meses anteriores.

Em Janeiro, o Standard Bank Angola foi o membro mais activo pelo segundo mês consecutivo, com uma quota de mercado de 45,08%.

Nesta data, o montante negociado foi repartido por seis membros de negociação, nomeadamente o Standard Bank Angola; Banco Angolano de Investimentos; Banco de Fomento Angola; Banco BIC SA; Banco Millennium Atlântico; Banco Regional do Keve. Os membros SBA, BFA e BAI representam cerca de 82% do montante negociado.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.