Mercado

Negócios triplicam no MBTT em duas semanas

06/12/2016 - 08:42, Bolsa Internacional, Markets

Foram registadas transacções de 204.920 títulos dos quais 154.343 títulos equivalentes a 75% do total negociado em ambiente bilateral e os restantes 50.577 representando 25% negociados em ambiente multilateral.

Por André Samuel 

andre.samuel@mediarumo.co.ao 

As negociações de títulos da dívida pública realizada no Mercado de Bolsa de Títulos de Tesouro (MBTT) triplicaram na segunda semana de operações desde a abertura, ao passarem de 18 para 54.

Destas 54 negociações, realizadas de 21 a 25 de Novembro do presente ano, resultou a transacção de 204.920 títulos do Tesouro, outro aumento face aos 5092 títulos admitidos à negociação na semana anterior.

As duas semanas de operações do MBTT dão corpo ao defendido pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, aquando da abertura oficial deste que é o primeiro segmento de bolsa lançado pela BODIVA.

Na altura, o ministro avançou que, com este mercado, o número de transacções em bolsa cresceria, uma vez que as negociações passariam a processar-se no formato multilateral, o que permitiria, a quem pretenda comprar ou vender títulos, ampliar o leque de correspondência.

Importa relembrar que, apesar da introdução da negociação multilateral, a bolsa conserva espaço para um ambiente de acordos bilateral entre os agentes intermediários e os investidores, como garante o coordenador do departamento de negociações da BODIVA, Odair Costa.

“Após o fecho, pretendemos registar negócios bilaterais em pós-negociação, mas isto é novo, haverá um período entre as 15h00 e as 15h30 em que poderemos continuar a registar operações bilaterais. Mas há que haver um respeito de uma variação máxima do preço relativamente ao preço de fecho que é de 5%.”
Assim, na semana em análise, foram registadas transacções de 204.920 títulos, dos quais 154.343 títulos equivalentes a 75% do total negociado em ambiente bilateral, como mostra o quadro, e os restantes 50.577 representando 25% negociados em ambiente multilateral.
Vantagens do MBTT

A negociação multilateral proporcionada pelo MBTT garante maior transparência na formação de preços, uma vez que era efectuada fora do mercado e passa agora a ser feita de acordo com as regras de mercado e dentro de um sistema.

“Não se formam mais preços que não sejam representativos daquilo que é o justo preço para o activo”, assegura Odair Costa.

Os investidores e interessados passam a contar desde já com mais informação disponibilizada através do site mem tempo real, onde se passa todos os negócios efectuados, dando a indicação das quantidades e das variações relativamente ao último preço.

Através do site da BODIVA, qualquer investidor poderá aceder e ter toda informação sobre os negócios efectuados nesta plataforma.

Outra vantagem é a maior facilidade de acesso ao mercado por parte dos investidores, que poderão contactar as salas de mercado e colocar as suas ordens junto dos operadores que colocam a ordem nos sistemas da BODIVA. Futuramente será possível os investidores fazerem directamente.

Por último haverá menor esforço administrativo, o que permitirá maior dinamismo na relação com o investidor. As ordens podem ser colocadas pelas vias previstas na legislação, nomeadamente por telefone e futuramente por via do homebanking.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.