Mercado

Reequilíbrio do mercado petrolífero está a acelerar

19/05/2017 - 09:12, featured, Markets

Tendência deverá manter-se se a OPEP decidir prolongar o congelamento da produção.

Por Paulo Narigão Reis 

O reequilíbrio do mercado global de petróleo entrou em velocidade de cruzeiro, embora seja ainda preciso muito trabalho. A conclusão é da Agência Internacional de Energia (AIE) no seu último relatório mensal, divulgado na passada terça-feira em Paris.

A organização prevê ainda a consolidação da tendência de redução das reservas, que em Março caíram pelo segundo mês consecutivo.

A AIE acredita que a chave para o reequilíbrio do mercado está no provável prolongamento do congelamento da produção por parte da OPEP, uma decisão que deverá ser tomada ainda neste mês na reunião do cartel, em Viena.

A AIE sublinha que, no primeiro trimestre, o mercado esteve “quase equilibrado” e, apesar de as reservas terem continuado a aumentar ligeiramente (com mais 0,1 milhões de barris por dia), a situação está a mudar. Em Março, as reservas industriais dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) diminuíram em 32,9 milhões de barris (equivalente a 1,1 milhões de barris por dia), o segundo decréscimo mensal consecutivo, situando-se nos 3,025 mil milhões de barris.

Em Abril, a agência considera que, assumindo que os restantes elementos se mantêm como o previsto, a diminuição das reservas deverá ter-se situado em 0,7 milhões de barris por dia. Segundo a organização liderada pelo turco Fatih Birol, o decréscimo poderá ser ainda maior na segunda metade do ano, com os autores do relatório a sublinhar que tal dependerá, em primeiro lugar, das decisões que forem tomadas na reunião de ministros da OPEP em 25 de Maio, durante a qual será analisado um eventual prolongamento da contenção da produção para provocar uma subida dos preços, extensão essa que poderá chegar a 2018.

Leia mais, nesta edição nº104 do Jornal Mercado. 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.