Mercado

As dez regras de sucesso de Elon Musk

16/06/2017 - 08:16, Opinião

O génio da Tesla, da PayPal e do Space X é considerado uma referência no mundo do empreendedorismo e da criatividade. Desde carros eléctricos a naves espaciais, o maravilhoso mundo de Elon Musk.

1 – Nunca desistas: “Eu nunca desisto. Precisaria estar morto ou severamente incapacitado para desistir dos meus projectos”, afirma Musk.

2 – Ama o que fazes: As dificuldades de realizar um projecto podem ser tão grandes, por isso temos de gostar mesmo muito do que fazemos.

3 – Não dês ouvidos a pessoas medíocres: No início da abertura da sua empresa, um conhecido seu enviou-lhe um vídeo com desastres de foguetes espaciais para o dissuadir. O empresário achou o acto tão de baixo nível, que avançou com mais força.

4 – Assume riscos: A hora de assumir riscos é quando somos descomprometidos. A mensagem de Musk para os jovens.

5 – Faz algo importante: Para Elon, a ideia de criar um bom carro eléctrico era importante não apenas para si, mas para toda a sociedade: “Se algo for importante, você deve tentar fazê-lo, mesmo que as chances de falhar sejam grandes.”

6 – Mais foco na mensagem do que no barulho: o empresário acredita que vivemos num mundo onde há excesso de marketing, em detrimento da real qualidade dos produtos.

7 – Procura pessoas capazes de solucionar problemas: Sobre o processo de recrutamento para a Tesla, Elon recorda: “Pergunto sempre sobre problemas que terá encontrado pelo caminho e como os solucionou.”

8 – Atrai pessoas extraordinárias: Dependendo do quanto uma pessoa é talentosa ou trabalhadora, e da seriedade que o grupo tem em se focalizar para alcançar um objectivo, o sucesso da empresa poderá ser garantido.

9 – Aposta num produto de qualidade muito superior: “Aparecer com produtos que são ‘apenas um pouco melhores’ não interessa. O teu produto não pode ser ‘apenas um pouco melhor’, ele tem de ser muito melhor.”

10 – Trabalha muito e com esforço : “Quero dizer: dêem o melhor de vocês, trabalhem todas as horas. Esse é o conselho que eu daria para alguém que está a começar uma empresa.”

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.