Mercado

China tem 60 mil milhões USD para desenvolvimento de África

05/12/2015 - 16:45, Uncategorized

O Presidente da China anunciou ontem, em Joanesburgo, durante a abertura da segunda Cimeira do Fórum China-Africa (FOCAC), que o seu país vai conceder 60 mil milhões de dólares em assistência e empréstimos aos países africanos. O Presidente Xi Jinping afirmou que a China coloca o referido montante à disposição de África para projectos de desenvolvimento nos […]

O Presidente da China anunciou ontem, em Joanesburgo, durante a abertura da segunda Cimeira do Fórum China-Africa (FOCAC), que o seu país vai conceder 60 mil milhões de dólares em assistência e empréstimos aos países africanos.

O Presidente Xi Jinping afirmou que a China coloca o referido montante à disposição de África para projectos de desenvolvimento nos respectivos países. Paralelamente ao anuncio,  Xi Jinping anunciou também o perdão parcial da dívida e abriu as portas para a formação de pelo menos 30 mil quadros africanos na China.

A Cimeira prossegue hoje com foco no reforço da cooperação Sul-Sul e prevê ainda a adopção da Declaração de Joanesburgo e o Plano de Acção do FOCAC 2016-2018.

O Presidente do Zimbabwe e líder em exercício da União Africana, Robert Mugabe, pediu, em discurso, que Deus abençoasse o Presidente da China, uma potência mundial que, como justificou, nunca teve colónias em África, mas faz o que não fazem outras potências, incluindo aquelas com histórico de colonização e exploração do continente berço, segundo reportagem do Jornal de Angola. Mugabe destacou os ganhos da parceria FOCAC, enquanto plataforma de desenvolvimento estratégico, que vai ajudar África a realizar os objectivos da Agenda 2063.

A ministra do Comércio de Angola, Rosa Pacavira, disse hoje em declarações para a Rádio Nacional de Angola, na África do Sul, que a China vai financiar a construção de plataformas logísticas em todo o País. Segundo pesquisa do jornal Mercado, trata-se de projectos aprovados em Orçamento Geral do Estado desde 2011, mas cuja execução foi sendo protelada em algumas regiões do País.

 

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.