Mercado

África do Sul e Angola analisam transacções comerciais em rands e em kwanzas

21/02/2018 - 12:24, Banca, featured

Durante o fórum dedicado à agro-indústria e agro-negócios promovido pela Câmara de Comércio e Indústria, em Luanda, a directora do Departamento de Comércio e Indústria da África do Sul, Zanele Sanni, admitiu que as instituições bancárias e organismos financiadores regionais e sub-regionais estão a analisar quais os mecanismos a recorrer para regular as transacções comerciais realizadas em moeda nacional e sul-africana.

Segundo Zalene Sanni esta possibilidade abre a porta ao regresso do Kwanza ao palco das moedas com valor internacional, depois de um acordo sem sucesso, de conversão monetária entre Angola e a Namíbia.

Com esta nova possibilidade de realizar transacções comerciais com a África do Sul em kwanzas, ou em rands abre-se uma nova janela com oportunidade de livrarem das existentes devido às dificuldades de acesso a divisas geradas pela quebra das receitas do petróleo a partir de 2014.

Durante o encontro a directora do Departamento de Comércio e Indústria da África do Sul afirmou que o seu país está interessado em ajudar Angola a libertar-se das dificuldades de acesso a moeda internacional.

“Os bancos e as instituições regionais de financiamento estão a estudar que mecanismos devem ser alinhavados para enquadrar as transacções comerciais entre as duas moedas, o Rand e o Kwanza”, adiantou Zalene Sanni.

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.