Mercado

Moody’s coloca ‘ratings’ da banca africana em negativo

14/12/2017 - 12:01, Banca, featured

A agência de notação financeira Moody’s considera que a Perspectiva de Evolução dos ‘ratings’ dos bancos africanos vai manter-se Negativa em 2018.

A Moody’s, agência de notação financeira divulgou recentemente um relatório onde considera a evolução dos bancos africanos negativa em 2018, acrescentando às finanças públicas e o abrandamento económico como as principais dificuldades.

Independente de o PIB da região acelerar para 3,9% em 2018, sustentado pelo aumento dos preços do petróleo e pelas melhores condições climatéricas, o documento afirma que crescimento vai continuar abaixo do potencial e dos níveis necessários para criar emprego e aumentar o rendimento.

O economista na apresentação do relatório disse que o abrandamento económico influência de certa forma os perfis de crédito dos bancos através exposição a títulos governamentais, da incapacidade dos governos ajudarem os bancos em dificuldades e do aumento do crédito malparado.

O levantamento do resultado foi feito a 41 bancos em 11 países africanos, onde apenas o Banco Angolano de Investimento foi contemplado entre os lusófonos.

O documento revela ainda, que os bancos angolanos vão enfrentar uma fraca qualidade do crédito, bem como riscos e desafios de comprimento das regras.

O fim do relatório conclui que as economias não diversificadas, como Angola, e os elevados níveis de dívida comprometem a capacidade do Governo para imprimir estímulos orçamentais.

 

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.