Mercado

Novas regras do câmbio flutuante vigoram a 1 de Fevereiro

22/01/2018 - 12:35, Banca, featured

A partir do dia 1 de Fevereiro, entram em vigor as regras do novo câmbio que orientam os bancos a pautar por uma conduta transparente, e correcta na aquisição e disponibilização de divisas.

As novas normas da taxa de câmbio flutuante, que define a margem máxima sobre a taxa de referência em dois porcento, irão permitir aos bancos comerciais submeter-se as propostas do BNA durante a realização dos leilões.

Segundo José Massano, o mesmo processo é válido para a venda de moedas dos bancos comerciais aos seus clientes e realização de qualquer leilão do Banco Nacional de Angola, unificando o mercado de divisas e de notas.

“As regras do novo regime cambial define a margem máxima de comercialização de 2% sobre a taxa de câmbio de referência, publicada pelo BNA”, referiu. O governador, que falava à imprensa, no final de um encontro que manteve com os gestores de todos bancos comerciais, afirmou que, ainda no âmbito das novas regras, o BNA realizou nesta quinta-feira, o primeiro leilão de aferição da taxa de câmbio, que permitiu aferir a existência de uma procura muito acima da oferta, sendo que este exercício vai acontecer mais vezes.

O titular da pasta, alertou ainda, no caso de um banco comercial  violar, de forma grave, a regulamentação em vigor, o banco Central  suspenderá a participação do banco no mercado cambial, augurando que os gestores bancários não incorram em medidas sancionatórias.

Em função do regime de câmbio flutuante adoptado desde dia 09 de Janeiro deste ano, o Kwanza já se desvalorizou 25 porcento em relação ao Euro e perdeu 18 porcento do seu valor para o Dólar. No mercado primário, um Euro está ser cambiado a 248,77 kwanzas, enquanto cada Dólar está agora fixado em 203, 61 kwanzas.

Já no regime de câmbio fixo, que vigorou até dia 09 deste mês, um Euro estava fixado em 188 euros, enquanto o dólar custava 166 kwanzas.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.