Mercado

BNA vende cerca de 59,4 milhões de euros para cartas de créditos

29/08/2017 - 15:42, Banca, BNA

O Banco Nacional de Angola (BNA) vendeu, nesta semana, um total de 169,4 milhões de euros (equivalente a USD 189,3 milhões) ao mercado financeiro, dos quais 59,4 milhões de euros foram vendidos por via de cartas de créditos asseguradas pelo banco central angolano.

Os montante serviu para  cobertura de operações  dos sectores  da  agricultura, indústria, pescas e  bens alimentares, segundo uma nota publicada pelo portal Angop apontando um relatório semanal de mercado monetário e cambial do banco central. De acordo com o documento, observa-se a  redução de 34,4 milhões de euros,  uma vez que  no  período anterior   foram   vendidos 203,8 milhões  de euros  ao  mercado  financeiro.

O  BNA disponibilizou, neste período em balanço, 53,7 milhões  de euros para   cobertura de operações do sector petrolífero, 33,0 milhões  de euros para cobertura de operações de diversos sectores,  9 milhões de euros para viagens, ajuda familiar, saúde e educação. Foram de igual modo disponibilizados pelo menos 9 milhões de euros para cobertura de operações de cartões de crédito, 1,1 milhões para o sector da Saúde,  2,4 milhões de euros para  órgãos auxiliares do Estado,  1,6 milhões para reposição cambial e 207,4 mil para cobertura de operações de salário dos expatriados.

No relatório, o banco central destaca a taxa de câmbio média de referência de venda do Dólar Americano do mercado cambial primário, que manteve em  USD=Kz 166,746. Para  o  Euro, a  taxa de câmbio média de referência  apurada  até o  final de semana  foi de EUR=Kz 186,300.

Para a gestão corrente do Tesouro Nacional, o BNA, enquanto operador do Estado, colocou no mercado primário Títulos do Tesouro no montante de Kz 72,8 mil milhões, sendo 55,8 mil milhões  de kwanzas em Bilhetes do Tesouro (BT),  17,0 mil milhões de kwanzas em Obrigações do Tesouro indexadas ao câmbio (OT-TXC), 174,6 milhões em Obrigações do Tesouro Não Reajustadas (OT-NR).

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.