Mercado

Afriperfil lança metalomecânica para reforçar oferta em Angola

21/08/2017 - 16:01, Business

Orçada em 3 milhões USD (497,8 milhões Kz), a infra-estrutura vai fabricar produtos siderúrgicos para utilização na construção civil.

Por Estêvão Martins

estevao.martins@mediarumo.co.ao 

Uma nova unidade metalomecânica detida pela Afriperfil, inaugurada no final da semana passada, tem capacidade para produzir 200 mil toneladas de material acabado/mês, revela o administrador da empresa, Fernando Ferreirinho.

De acordo com o gestor, que falava ao Mercado à margem da inauguração da unidade fabril, no Kikuxi, Viana, no local vão produzir materiais para o sector da construção civil, nomeadamente, para uso em edifícios metálicos, pavilhões, naves industriais, centros comerciais, pontes, passagens áreas, passadiços, entre outros acoplados ao ferro.

O projecto, orçado em 3 milhões USD (497,8 milhões Kz), nesta primeira fase, irá comercializar materiais apenas em Luanda, mas a empresa procura revendedores para as demais províncias.

O administrador adianta que a matéria-prima é proveniente de Portugal, China e Índia, e a Afriperfil já pensa no aumento da capacidade instalada da fábrica, na medida em que já dispõe de equipamento adicional adquirido no estrangeiro.

Produção pode duplicar

“Estamos apenas à espera da abertura das cartas de crédito para efectuar os pagamentos finais e fazer chegar as máquinas ao País”, diz.
“Nessa altura, será possível duplicar a produção, e facilmente chegaremos às 400 mil toneladas de produtos metálicos/mês”, garante. Num país onde existe mais de uma dezena de indústrias metalomecânicas, Ferrando Ferreirinho aponta que, apesar da concorrência no sector, os produtos da Afriperfil destacam-se pela qualidade, que é fundamental para o sucesso da empresa.

“A receptividade aos materiais colocados no mercado tem sido excelente. Contamos com uma vasta gama de clientes, que confiam na empresa, e contamos com muitas encomendas”, garante, alertando que existe alguma falta de qualidade nalguns produtos importados. Por isso, diz, o foco da empresa é a qualidade dos produtos.

Há 10 anos em Angola

O fabricante conta com 20 anos de experiência na produção de material siderúrgico para o sector da construção, 10 dos quais em Angola. A unidade fabril conta uma área de produção de aproximadamente 8000 metros quadrados.

Embora o País esteja a atravessar uma situação económica e financeira difícil, Fernando Ferreirinho augura, num curto espaço de tempo, tirar dividendos e rentabilidade dos investimentos feitos nesta nova unidade de produção.

“Isso, obviamente, tem também que ver com a disponibilização de divisas para a importação das matérias-primas, a fim de evitar que a produção paralise, devido à falta de meios de trabalho, avisa o administrador.

A Afriperfil já produzia os mais diversos materiais de perfis metalomecânicos, dispondo de diferentes linhas para a produção de chapas lacadas, viradeiras, caleiras, artigos de parafusaria e chapas translúcidas, entre outros acessórios destinados à construção.

A fábrica conta, actualmente, com 60 postos de trabalho, dos quais 30 são colaboradores directos e outros 30 indirectos. Estes últimos, segundo Fernando Ferreirinho, tendem a aumentar devido ao incremento da procura.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.