Mercado

Instituto Superior de Finanças lança no mercado licenciatura em Informática e Gestão

01/03/2018 - 15:12, + Mercado, featured

Instituto Superior de Finanças lança no mercado licenciatura em Informática de Gestão.

Por Líria Jerusa

liria.lourenco@mediarumo.co.ao

O Instituto Superior de Administração Financeira – ISAF lança no mercado mais uma nova licenciatura, desta vez voltada para a área de Informática de Gestão Financeira. De acordo com o director-geral da instituição, Alberto Pereira, o curso de licenciatura será ministrado num período de quatro anos perfazendo um total de 3520 horas, repartidas por oito semanas, e terá o custo mensal de 37 mil Kz.

As aulas serão ministradas em dois períodos, diurno e pós-laboral. Arquitectura de Computadores, Gestão de Redes Informáticas ou Bases de Dados e de Gestão, bem como Contabilidade, Finanças Empresariais e Marketing Digital serão as cadeiras do curso.

A instituição acredita que, futuramente, com o desenvolvimento da economia angolana, estas serão as áreas de conhecimento cuja procura crescerá. As candidaturas para as vagas tiveram início no passado mês de Janeiro e terminam hoje, 23 de Fevereiro. “Com este lançamento, queremos consolidar uma oferta especializada em Contabilidade, Finanças, Banca, Seguros e Informática de Gestão. Trata-se de áreas onde antecipamos uma procura crescente no mercado de trabalho e no sector terciário. Com este lançamento, criamos um cluster harmonioso de formação em torno da gestão, da banca e dos seguros e da informática de gestão”, afirma o responsável. Sem avançar dados, Alberto Pereira diz que as inscrições estão a decorrer a bom ritmo, e espera que se repita o que aconteceu no ano transacto, quando o registo de candidatos aumentou nos últimos dias. Refira-se que o Instituto tem capacidade para 600 alunos anuais.

O director-geral do ISAF avança que o nível de aproveitamento dos alunos em 2017 foi, em termos globais, de 77%. Quanto à especificidade de cada curso, a taxa de aproveitamento dos alunos esteve entre os 76% para a licenciatura em Contabilidade e Finanças e 79% para a área Gestão Bancária e Seguros. Alberto Pereira explica ainda que a instituição está a trabalhar afincadamente no sentido de estabelecer um programa de estágios em empresas que permitirão aos formandos a transição da escola para o mercado de trabalho.

Mestrados e pós-graduações

Para os próximos ano, o instituto prevê o lançamento de cursos de mestrado e de pós-graduação nas áreas em que são leccionados os cursos de licenciatura.“Queremos fazer muito bem o que fazemos. Preocupamo-nos muito com a qualidade dos nossos cursos, metodologias e com os processos orientados para servir os nossos estudantes com a mais elevada qualidade e com base nas melhores práticas internacionais”, refere.

Alberto Pereira adianta também que para ano a instituição prevê workshopse aulas com a presença de especialistas e decisores ligados à área, de modo a que os estudantes tenham uma outra “perspectiva” do mundo empresarial e das instituições. “Inseriremos a prática de trazer para o nosso espaço de aulas a visão, o conhecimento e a experiencia de reputados especialistas e decisores, que se oferecem para dar aos nossos estudantes uma “outra perspectiva” do mundo real, das empresas e das instituições”, explica.

E acrescenta: “Acreditamos que esta abordagem ajudará muito os nossosestudantes a aprenderem a utilizar as técnicas, os modelos e a teoria na abordagem e na resolução de problemas não estruturados em que o mundo real é fértil.”

A instituição dispõe actualmente de 25 docentes, dos quais 30% a tempo integral, sendo que 48% do corpo docente tem formação avançada, estando 12% Habilitados com o grau de doutor e 36% com o de mestre.

O responsável faz ainda um balanço positivo das actividades no ano passado. “Em 2017, o ISAF inscreveu o seu nome no mercado, granjeou uma reputação de que nos orgulhamos e terminou o seu primeiro ano lectivo com processos consolidados nas áreas pedagógica, de organização de aulas e da sua qualidade e nas demais de suporte à prestação de serviços aos nossos estudantes”, refere. O ISAF dispõe de parcerias com as Universidades Católicas de Lisboa e do Porto, com o ISEG-Lisbon School of Economics & Management e com a Escola Superior de Actividades Imobiliárias de Lisboa.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.