Mercado

OGE 2018: Estender prazo de pagamento da dívida é “prioritário”, diz Governo

17/12/2017 - 13:30, featured, Finanças

O stock de dívida governamental ascendia a 9.970,22 mil milhões Kz, correspondendo a 59,84% do PIB, em Julho deste ano.

O stock de dívida governamental ascendia a 9.970,22 mil milhões Kz, correspondendo a 59,84% do PIB, em Julho deste ano, indica o Relatório de Fundamentação do Orçamento Geral do Estado para 2018 (OGE 2018).

O documento aponta para a necessidade de renegociação de prazos de pagamento da dívida, cuja amortização pesou 29,7% da despesa total do OGE 2017, uma taxa próxima dos valores dos últimos anos da guerra civil.

O documento refere que “a dívida do país mantém-se solúvel a prazo”, mas reconhece que “a política fiscal experimenta um contexto de stress no curto prazo”.

Por isso, é necessário “um processo comprometido e consistente de consolidação fiscal e das finanças públicas, incluindo um aprofundamento institucional em sede da cadeia de valor das finanças públicas, desde o ciclo orçamental à gestão de tesouraria”.
“Não obstante o facto do stock da dívida de Angola ainda ser sustentável, a distribuição assimétrica da curva do serviço da dívida, muito concentrada no curto prazo, tem contribuído para que o nível de stress fiscal seja mais elevado do que se esperava. Por isso, torna-se prioritário o alongamento da curva do vencimento da dívida”, lê-se no Relatório, segundo o qual “a amortização de passivos financeiros representou 29,7% do total de despesas do OGE 2017, uma taxa muito próxima da média dos últimos dois anos da guerra civil”.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.