Mercado

Presidente do grupo chinês que comprou Montepio Seguros sob investigação

01/03/2018 - 09:35, Global Report

Imprensa chinesa diz que Ye Jianming, fundador e presidente da CEFC China Energy, está a ser investigado por alegados crimes económicos.

Por Dinheiro Vivo | Lusa

Ye Jianming, fundador e presidente da CEFC China Energy, que no ano passado adquiriu as seguradoras da Associação Mutualista Montepio, está “sob investigação” das autoridades na China. A notícia foi avançada pela revista Caixin, uma publicação chinesa de informação económica.

Já a agência Reuters indica uma fonte conhecedora do processo, que pede para não ser identificada dada a “sensibilidade do tema”, segundo a qual Ye Jianming está a ser investigado por alegados crimes económicos. Contactada a CEFC China Energy, a empresa não respondeu aos pedidos de comentários da Reuters.

A empresa privada chinesa, que começou por ser um comerciante local de combustíveis de nicho, é hoje um conglomerado de petróleo e finanças em rápido crescimento, com recursos em todo o mundo e a ambição de se tornar um dos gigantes da energia na China. Em setembro comprou uma participação de 14,16% na russa Rosneft, uma das maiores petrolíferas do mundo, por 9,1 mil milhões de dólares norte-americanos. Em Portugal, a CEFC, com sede em Xangai, a “capital” económica da China, está envolvida no processo de compra das seguradoras do Montepio e a negociar a compra da Partex, petrolífera detida em 100% pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.