Mercado

Exictos aposta em formação para quadros do sector financeiro

16/02/2018 - 14:10, + Mercado

Os cursos, que visam contribuir para o desenvolvimento do capital humano angolano, terão a duração de oito semanas, em horário laboral.

Por Líria Jerusa

O grupo Exictos está a apostar fortemente numa academia, de formação tecnológica para o sector financeiro, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento do capital humano angolano através da informação e da certificação dos profissionais do sector.

A instituição denominada Asseco Academy é dirigida aos quadros informáticos que actuam no sector bancário. Os cursos terão a duração de oito semanas, sendo realizados em horário laboral, em regime presencial, e executados num total de 240 horas de formação.

Na primeira fase, o curso está a ser ministrado de forma gratuita a um conjunto de recém-licenciados, mas o processo de selecção é direccionado apenas aos estudantes de topo das universidades, que terão a oportunidade de candidatar-se ao curso e, caso sejam seleccionados, poderão fazer o curso completo sem qualquer encargo financeiro. O curso será ministrado duas vezes ao ano num conteúdo programático composto por oito módulos, nas diversas áreas da actividade bancária, que permitirão aos actuais e futuros profissionais do sector adquirir e reforçar as competências adequadas para a prestação de um serviço diferenciado e com maior qualidade.

Entretanto, a abertura da academia ao público será feita apenas no segundo semestre deste ano, mas a formação teve  início  no  dia  15  de  Janeiro  e já conta com cerca de 20 formandos.

No final do curso, os formandos com bons resultados poderão ser recrutados pela Exictos para fazer parte do quadro de colaboradores da instituição. De acordo com a instituição, findo o curso, os profissionais obterão conhecimentos aprofundados em diversas áreas bancárias, designadamente caracterização do sistema financeiro, mercados  e  produtos  financeiros, meios de pagamento, soluções de banca de retalho, soluções de cartões de crédito e débito, transferências a crédito, pagamentos e compliance, entre outras áreas. Daniel Araújo, CEOda Exictos, explica que a academia é resultado de anos de compromisso e empenho no desenvolvimento contínuo de competências, que permitirão uma formação de alta qualidade englobando processos de avaliação e atribuição de certificação que valorizam grandemente os profissionais desta área. “A Asseco Academy é um projecto que temos vindo a maturar há alguns anos, estando na sua génese a nossa ambição de crescimento em Angola.

É factual a enorme carência de quadros especialistas em tecnologias de informação no sector financeiro em Angola”, diz. O responsável avança ainda: “Com a Asseco Academy, queremos ajudar a formar mais e melhores profissionais nestas áreas e, em simultâneo, criar um programa de certificação profissional para os utilizadores finais das soluções de software.”

Daniel Araújo acredita que a cultura de aprendizagem de uma organização é uma das suas mais importantes vantagens competitivas, daí a empresa apostar na formação dos quadros angolanos. “Investir no desenvolvimento de competências dos colaboradores torna-se imperativo, sendo esta aposta na formação um factor crítico”, refere.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.