Mercado

Bolsa movimenta 151,9 mil milhões Kz em sete meses

14/08/2017 - 12:39, Bodiva

Em Julho, o montante total negociado na BODIVA foi de 21,2 mil milhões Kz, uma variação negativa de 50,49% face ao segundo trimestre do ano.

Por André Samuel 

andre.samuel@mediarumo.co.ao

Os negócios realizados no mercado secundário de títulos de dívida pública, gerido pela BODIVA, somaram, até Julho 151,9 mil milhões Kz, dos quais 89,6 mil milhões Kz na plataforma de negociação multilateral e 62,3 mil milhões Kz em ambiente de negócios bilaterais.

De acordo com dados da BODIVA, em Julho, o montante negociado foi de 21,2 mil milhões Kz, uma variação negativa de 50,49% face ao mês anterior, marcado pela maior movimentação deste ano.

Em termos homólogos, a soma negociada caiu 56,9%, ou seja, foram movimentados menos 28,3 mil milhões Kz que no mesmo mês de 2016.

O número de negócios realizados durante o período em análise registou um ligeiro aumento de 7%, atingindo 137, destacando-se o facto de a quantidade de negócios realizados no ambiente bilateral não ter apresentado qualquer variação, segundo os dados da BODIVA.

Quanto às maturidades mais negociadas desde o início do ano, a preferência dos investidores recaiu sobre os títulos que maturam em 2018, com um total negociado de 54 mil milhões Kz, dos quais 32,2 mil milhões Kz em ambiente multilateral e 21,8 mil milhões em ambiente bilateral.

Primeiro segmento de bolsa disponibilizado pela BODIVA em véspera de comemorar um ano

As operações no mercado secundário de títulos de dívida pública arrancaram em Março de 2015 decorrendo estas em plataformas processadas de forma bilateral (mercados de registos), o que limitava as opções de negócios para os investidores.

Em Novembro de 2016, ficou disponível o primeiro segmento de bolsa, o Mercado de Bolsa de Títulos de Tesouro (MBTT), permitindo a mais investidores a emissão de ordens de compra ou venda. O facto permitiu a realização de operações em ambiente multilateral, proporcionando mais liquidez e transparência na formação de preços.

Recorde-se que , até Dezembro de 2015, as operações eram realizadas no mercado de registo de títulos do Tesouro (MRTT), substituído entretanto pelo Mercado de Registo de Obrigações e Valores Mobiliários (MROV).

Apesar do ambiente de negócios limitado, fruto da crise que o País atravessa, estes dois mercados de registo possibilitaram a negociação de títulos num montante de 3 mil milhões USD, fruto do envolvimento das entidades bancárias.

Gosta deste artigo? Partilhe!

Deixe o seu comentário

You must be logged in to post a comment.